O que esperar ao parar de fumar?

Quando inalada com a fumaça, a nicotina chega ao cérebro em poucos segundos e causa a liberação de substâncias como a dopamina e serotonina, que imediatamente proporciona uma sensação de prazer causando forte dependência. Assim, quando a pessoa tenta parar de fumar e não recorre a nenhum medicamento, o organismo sente falta da sensação e desencadeia a crise de abstinência.

Tremores, sudorese, irritação, ansiedade, fome compulsiva e desconforto geral, são alguns sintomas de abstinência. Também podem surgir dores de cabeça, tontura, alterações no sono, tosse, dificuldade de concentração e outros.

Mas a genética e o nível de dependência podem influenciar bastante em alguns casos nos sintomas. As crises são mais fortes nos três primeiros dias e depois diminuirá gradativamente.

O aumento de peso nas pessoas que decidem parar de fumar é comum, pois neste processo a ansiedade e a fome podem aumentar. Na maioria dos casos o ganho de peso é temporário e ocorre apenas nos primeiros meses de adaptação. Se esse for o seu caso, evite alimentos gordurosos em excesso, mas não tenha uma dieta restritiva para não contribuir com o estresse. Além de gorduras, procure evitar café e bebidas alcoólicas, elas afetam nosso córtex pré-frontal que é responsável por nossa tomada de decisões, podendo assim, influenciar no consumo do cigarro.

Não encare como um fracasso caso tenha alguma recaída, não se deixe levar pela culpa. É muito comum que o fumante ao tentar parar de fumar tenha algumas recaídas. Utilize a recaída como um aprendizado e fique atento ao gatilho que fez você voltar a fumar para que consiga evitá-lo da próxima vez.

Se você associa o fumo a algum hábito, como tomar café, é uma boa alternativa cortar o cafezinho por um tempo e criar novos hábitos.

Contudo o Importante é …

O mais importante é colocar um objetivo e não desistir, recaídas e dificuldades vão existir, mas os benefícios ao parar de fumar são enormes. Você consegue!

2 thoughts on “O que esperar ao parar de fumar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *