Busque incentivos para parar de fumar

Parar de fumar.Em primeiro lugar os pulmões têm uma grande capacidade de reparar alguns dados causados pelo cigarro, mas apenas se você parar de fumar. Antes as mutações que levam ao câncer de pulmão eram consideradas permanentes, mesmo após o individuo abandonar o cigarro.

Entretanto uma nova descoberta, publicada na revista Nature, revela que as células que não foram danificadas pelo tabagismo podem regenerar o órgão. O estudo foi observado em pacientes que fumavam um maço de cigarros por dia, durante 40 anos antes de parar de fumar.

Em princípio as substâncias presentes no cigarro danificam e provocam mutações no DNA das células pulmonares, as transformando lentamente em células cancerígenas.

Incentivo para parar de fumar

 Os pesquisadores ainda precisam avaliar o quanto os pulmões são de fato recuperados.De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de pulmão está associado ao consumo de derivados de tabaco em cerca de 85% dos casos diagnosticados.”É uma grande motivação a ideia de que as pessoas que tem como meta parar de fumar podem colher os benefícios duas vezes, dessa maneira prevenindo mais danos às células pulmonares relacionados ao tabaco e dando aos pulmões a chance de compensar alguns dos danos existentes a partir das células saudáveis”, diz Rachel Orritt, da organização britânica Cancer Research UK.

Dessa forma o planeta possui mais de 1 bilhão de fumantes e tem 6 milhões de mortes relacionadas ao uso do cigarro, estima-se que possa chegar a 8 milhões até 2030,dados retirados de um relatório recém publicado pela (OMS) Organização Mundial da Saúde.

Ganhos de quem para de fumar

  • Em 20 minutos: antes de tudo os batimentos cardíacos e a pressão arterial se normalizam;
  • Em 12 horas: em seguida o nível de monóxido de carbono no corpo desce para parâmetros saudáveis;
  • De 2 a 12 semanas: a circulação sanguínea e a função pulmonar melhoram bastante;
  • De 1 a 9 meses: tosse e respiração entrecortada típicas dos fumantes se tornam raras
  • 1 ano: o risco de sofrer uma doença do coração (como um infarto) cai pela metade;
  • 5 anos: a probabilidade de acidente vascular cerebral fica próxima ao de não tabagistas;
  • 10 anos: o perigo de desenvolver um câncer de pulmão despenca em 50%;
  • 15 anos: as artérias do coração estão tão protegidas quanto as de quem não fuma.

Em fim o tabaco possui cerca de 4 mil substâncias, e maioria delas são muito perigosas a saúde tais como : acetona, amônia,butano,DDT,cádmio,metanol, entre outros, dessa maneira a forma mais segura para se ter uma vida mais saudável é parar de fumar.

2 thoughts on “Busque incentivos para parar de fumar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *