Como tratar a disfunção erétil?

Não é novidade que o tema sexualidade ainda hoje é um tabu e sofre algumas restrições culturais, por se tratar de um tema complexo.

A disfunção erétil ou impotência sexual são vistas como uma consequência natural do envelhecimento, e tanto por ser vista assim, como também por muitos homens se sentirem constrangidos com o assunto, muitos deles não procuram auxilio de médicos especialistas, esse índice de procura vem aumentando com o passar dos anos, entretanto essa procura poderia, e deveria ser maior.

Desde os anos 1950 o número de publicações tratando do assunto sexualidade vem crescente, e houve um aumento com o advento das pílulas anticoncepcionais e a liberação sexual.

Inclusive com o surgimento de medicamentos via oral para tratamento da disfunção erétil, esse assunto tem tido maior atenção.

Você sabe o que é a disfunção erétil? 

A disfunção erétil é tida como a incapacidade de alcançar a ereção do pênis, bem como a incapacidade de mantê-la, sendo assim, quando o homem sofre desse problema, muitas das vezes não consegue ter relações sexuais satisfatórias.

O que faz com que a relação de casais sejam afetada, e, além disso, podem vir a causar ansiedade, estresse e em alguns casos depressão e baixo autoestima.

Estudos

Alguns estudos comprovaram que cerca de até 52% de homens entre 40 até 70 anos, apresentam algum grau de impotência sexual, e que, além disso, é muito frequente que a disfunção erétil esteja associada com outras doenças não transmissíveis.

Importância da procura por um médico especialista

Sabemos que a disfunção erétil pode estar ligada com algumas doenças, e que inclusive, pode ser um de seus primeiros e únicos sintomas.

Por esse motivo a procura por um especialista é de extrema importância, não somente para a melhora da qualidade de vida do indivíduo.

Como também para que seja realizado um acompanhamento, para se descobrir a causa dessa disfunção.

É importante ressaltar que a disfunção erétil é considerada um fator preditivo de doença coronariana.

Ou seja esses indivíduos podem ter alterações nas artérias coronárias, daí a importância desse acompanhamento.

Causas da disfunção erétil

As causas são multifatoriais, podem ser orgânicas, medicamentosas ou psicológicas. Algumas dessas causas são:

  • Doenças não transmissíveis (colesterol alto, diabetes, tabagismo ou hipertensão arterial);
  • Ansiedade, depressão, estresse;
  • Uso de medicações que podem afetar diariamente o desempenho sexual;
  • Desequilíbrio hormonal (andropausa).

As alterações no desempenho sexual masculino tem tratamento, portanto ao identifica-las procure um médico especialista, ele poderá te auxiliar e te passar as melhores formas de prevenção e tratamento em seu caso.

Você notará grande melhora em sua qualidade de vida e saúde como um todo.

2 thoughts on “Como tratar a disfunção erétil?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *